quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Histerectomia

Quero contar aqui como foi minha experiência com a cirurgia de histerectomia.
Fiz a cirurgia porque desde janeiro comecei a ter hemorragias e que só foram aumentando com o passar dos messes.
Em abril veio a constatação,através de um Usg que fiz: Mioma intramural,a partir dai veio a necessidade da cirurgia,sendo indicada por todos os médicos que me consultei.Não foi nada fácil....foram 3 internações e 7 bolsas de sangue,e o meu sangue ainda é o mais difícil de se conseguir.É o O- doa para todos os outros tipos de sangue,mas só recebe dele mesmo.
Muitas idas ao PS,medicamentos para dor na veia e mmmmmuuuuuuuiiiito soro.
Tive que brigar muito com o convênio para fazer a cirurgia,pois as agendas eram muito distante e no meu caso,não via fundamento de tomar sangue para logo em seguida perder,sendo que a única coisa que resolveria era a cirurgia.
Foram dias de muita tensão,ansiedade,medo e tristeza....mas enfim chegou o dia da cirurgia (01/08/2017),eu quase quis fugir no dia,pois havia passado a madrugada vendo vídeos na internet,mas foi tudo tão rápido.De repente estava ali,colocando a toca e o avental e em seguida anestesista,enfermeiros e o cirurgião me enchendo de perguntas na baia que estava aguardando para ir ao centro cirúrgico.
A cirurgia foi tranquila,tomei um anestésico e em seguida a Raquidiana e quando acordei estava na sala de recuperação.
O que mais me incomodou(fora a comida horrorosa do hospital),foi a sonda....realmente muito ruim,mas necessária. Tive que ficar com ela até as 20:00 hs(fiz a cirurgia as 7:00 da manhã).
A barriga fica inchada e muito dolorida,os pontos são com cola,o que é bem melhor e tem 5 cm apenas.
Um conselho que dou,muito importante é que quem for fazer a cirurgia,já comece desde muito antes a fazer o intestino funcionar bem.Eu tive um sério problema com isso,tive que fazer 3 "lavagem intestinal fleet" e senti muuuuuuuuuiiiita dor,sem contar que não dá para fazer força,mas acabei fazendo muita, para me livrar de fezes que estavam presas no intestino por 8 dias.
A minha cirurgia foi histerectomia parcial,com a retirada do útero e das trompas,não quis tirar os ovários para não entrar na menopausa,e por incrível que pareça,eu entrei :( já tenho idade para isso....mas queria que demorasse um pouco mais.Minha médica não recomendou a retirada do colo do útero,a menos que tenha algum problema,é melhor preservar.
Depois de 57 dias,cá estou eu....sem sangramentos e com a anemia(ah eu tive muita anemia),começando a diminuir.
A barriga continua grande e cai em cima do corte,isso não é legal....mas acredito que depois que puder começar a caminhar e emagrecer,ela comece a diminuir...pelo menos um pouco rs
A alimentação é muito importante,e nos primeiros dias tomava óleo mineral para ajudar com o intestino.
Bom a boa noticia,é que tudo passa....embora tive momentos de achar que não passaria e até que foi rápido...ainda tenho que ter os cuidados,pois os pontos internos demoram para cicatrizar,mas a vida segue.
Agradeço a Deus,por cuidar de mim em todos os momentos!!!
Foto tirada pelo meu irmãozinho,logo após a cirurgia.

2 comentários:

Carol Garcia disse...

Oi Tia Cris...

Fiquei sabendo da sua cirurgia mas com a correria acabei deixando passar.

Bom saber que está se recuperando. Tô com muita saudade de você!!! Muita mesmo!!

Só você me chama de Caroles, e eu adoro isso!!!

Melhora logo para a revanche do Imagem & Ação! ;)

Beijos

Cristina disse...

Oiiiiii Caroles linda!!!!Um ano se passou e:Não tinha visto o comentário,e também não tivemos nossa revanche :( Megas saudades!!!!!Bjkas mil